Buscar

A importância do Layout Funcional para aumentar suas vendas.

Vamos pensar o ambiente do seu comércio?

Perceba na sua loja ou no supermercado: como as pessoas circulam pelo espaço? Como é o passeio e como encontram ou não as mercadorias? Como a iluminação realça os produtos? A climatização interfere e faz com que o cliente fique mais ou menos tempo no interior da sua loja? Os cheiros e a relação olfativa influenciam? Você sabe o que é layout funcional?


Avalie quais e onde estão os pontos mais aquecidos e os pontos frios – aqueles que as pessoas não frequentam – no seu espaço. Seguindo um raciocínio de quanto custa cada metro quadrado da área que ocupa o seu negócio, todos os locais devem contribuir para a saúde financeira da empresa.


É aí que entra o layout funcional: pensar no que fazer para ATIVAR todos os pontos que favoreçam as vendas.

Listamos 5 dicas importantes para você pensar nisso:

1 – Iluminação:

Responsável por realçar o ambiente, as mercadorias e estimular a compra por impulso. Loja escura cria um ambiente depressivo. A iluminação correta pode valorizar o modo com que os consumidores veem os produtos, despertando então o desejo nas pessoas;




2 – Exposição:

Hoje as pessoas evitam comprar em locais desorganizados, com mercadorias expostas de qualquer jeito, colocadas no chão, empoeiradas etc. Tendemos a ser criteriosos quando compramos algo. Mercadoria exposta de forma desordenada, sugere um produto popular e de preço baixo e qualidade.


Além disso, é de grande importância fazer rodízio dos produtos expostos nas prateleiras, entender que quando uma mercadoria não está vendendo, colocar em outro local pode ser a melhor alternativa, visto que dará mais visibilidade a tal.




3 – Espaços vazios:

Nas prateleiras eles passam a sensação de que outras pessoas já comparam aquele produto. Portanto, deixar espaços vazios nas prateleiras fará com que os consumidores pensem que outras pessoas estão consumindo aquela mercadoria. E se está vendendo, é bom!




4 – Ambientação sonora:

O objetivo é diminuir a hiperatividade, relaxar e estimular os consumidores. As pessoas são impactadas de acordo com a música, estilo e volume do som. É possível perceber tal efeito em lojas de fast fashion ou supermercados por exemplo: próximo à data de pagamento ou final de mês, o volume da música ambiente é capaz de alterar a velocidade do fluxo dos consumidores.


Ritmos mais acelerados e som alto: Faz com que as pessoas se movimentem mais rápido, acelerando as compras e dando vazão nos caixas. Música lenta e baixa: Faz com que as pessoas se movimentem mais devagar, possibilitando então, o aumentado no volume de compras.


O estilo da música está atrelado à persona da marca. Nunca toque de tudo ou o que o atendente gosta. Entenda o perfil da sua marca: se ela é divertida, agitada, descolada, romântica ou rural. Crie personalidade para a sua loja.

5 – Layout funcional para estimular os sentidos:

Eles são responsáveis pela compra por impulso. Você sabia que o cheiro de determinado alimento no passado, desperta o desejo de repetir essa sensação? O mesmo acontece com uma roupa perfumada por exemplo, são várias as ações que podem ser ativadas para desencadear a compra inesperada.


Nosso cérebro é capaz de lembrar de coisas por meio das sensações, e não somente imagens nos trazem lembranças à tona. Toques, cheiros, sons e gostos fazem com que lembremos de ocasiões já vividas.





Nosso subconsciente faz isso de maneira inconsciente. É por isso que utilizar estratégias de marketing sensorial é uma das ações mais importantes que você deve e precisa fazer no seu negócio.

Sua marca precisa fazer a diferença!

Com o layout funcional é preciso entregar mais do que produtos, é necessário gerar valor à sua marca, criar um relacionamento com o consumidor e fazer com que ele se sinta bem em frequentar o seu negócio. Isso faz toda a diferença!


Descontos, degustações, bom atendimento? Todo mundo faz isso e você precisa ir além! Muitas vezes um produto pode passar despercebido somente pelos consumidores não saberem como utilizá-lo.


Dê dicas de combinações de produtos, ensine receitas, forneça benefícios, combine cores, texturas… enalteça os produtos que você vende! Isso é passar credibilidade e garantir a fidelidade do cliente e compras futuras.


Não deixe que o gosto pessoal ou achismo possa interferir negativamente no seu espaço, pense o layout funcional como aumento das vendas!


Fonte: Gera Brand

{{count, number}} visualização{{count, number}} comentário

Posts recentes

Ver tudo