top of page
Buscar

Porque investir em uma cozinha industrial para o seu comércio?

Vários tipos de negócio precisam ter uma cozinha industrial bem montada e planejada. Cada tipo de estabelecimento como restaurantes, escolas, hospitais, hotéis, clubes, indústrias e demais empresas ligadas ao segmento de alimentação fora do lar tem características únicas, que precisam ser respeitadas.


Para que o negócio dê certo, a cozinha industrial deve ser bem planejada e bem gerenciada. A cozinha industrial deve produzir alimentos saborosos e de qualidade, atendendo a critérios e legislação rigorosa de limpeza e higiene.




O bom planejamento da cozinha industrial garante que as normas de trabalho com alimentos sejam atendidas em aderência as exigências da Vigilância Sanitária, além do mais importante, que é oferecer ao seu público uma refeição com total qualidade.


O serviço oferecido por uma cozinha industrial depende, basicamente, do mercado que se quer atingir. Há diversos tipos, como os destinados a:


Atendimento de pessoas físicas (tipo de serviço mais simples;

- Estabelecimentos que preparam as refeições em centrais de processamento, estando a retirada dos alimentos a cargo dos clientes;

- Estabelecimentos que cozinham parte dos alimentos na cozinha central, sendo a elaboração final realizada nos restaurantes ou lojas de venda;

- Administradoras de refeitórios industriais ou hospitalares, que preparam a comida no próprio local de consumo;

- Estabelecimentos que operam apenas com super gelados.

- Todo o planejamento de um Sistema de Alimentação Coletiva depende de suas funções, complexidade das ações, aspectos econômicos das instalações e disponibilidade financeira.





Naturalmente, não existe uma forma padrão, mas sim um estudo de caso a caso, e o projeto final da cozinha industrial será fruto de um levantamento profundo e estudos de fatores específicos do estabelecimento, como localização, infraestrutura existente, padrão de serviços, etc.


Além disso, o cliente quando vê uma cozinha industrial bem montada e limpa sente prazer na refeição. Muitos restaurantes fazem questão de deixar a cozinha à mostra; vidros grandes separam a área onde o cliente fica da área de preparo, sendo bonito e agradável observar que tudo está em ordem, limpo e adequado.





São comuns os casos em que alguns buffets, por exemplo, ganham concorrências quando levam os clientes às suas cozinhas, impressionando-os pela organização, eficiência e higiene. Novamente, não basta servir um produto de qualidade, tem que mostrar onde ele é feito.


6 vantagens de ter uma bancada de inox

Entre os diversos benefícios trazidos por um equipamento feito a partir de aço inoxidável, estão:




1. Higiene

A superfície lisa da bancada de inox é fácil de limpar e desinfetar, tornando essa uma opção mais higiênica para o preparo de alimentos e manuseamento de outros itens que demandem maiores cuidados.


2. Lisa e homogênea

Essa característica facilita diversas tarefas. Na cozinha, abrir massa é apenas um exemplo.


3. Durabilidade e resistência

Esse tipo de bancada, por não ser produzida a partir de um insumo poroso, como a madeira, por exemplo, não sofre deformações ao longo do tempo. Além disso, o aço inox é um material de alta durabilidade e alta resistência, não oxidando em contato com o ar ao longo do tempo de uso, o que garante um equipamento sempre em boas condições.





4. Material inerte

Ao contrário de outros materiais, o aço inoxidável não retém cheiros nem é aderente, o que é fundamental para garantir a qualidade e a homogeneidade na produção de alimentos e a experiência sensorial adequada para o cliente.


Ainda, o uso desse material reduz consideravelmente a possibilidade de contaminação por resíduos na manipulação de alimentos, bebidas, medicamentos, etc., em razão de o aço inoxidável ser um material inerte, não reagindo ao contato com outros elementos.




5. Beleza

O aço inox remete à modernidade e à elegância, agregando personalidade e beleza que vão além da questão funcional do material.


A bancada de inox, portanto, pode ser utilizada também para compor a decoração de uma cozinha industrial ou de um espaço gourmet.


6. Personalização às necessidades do projeto

Sendo feita de aço inoxidável, a bancada pode ser confeccionada conforme as necessidades de seu projeto, variando em termos de acabamento, dimensões, com ou sem cuba, etc.


Para ter uma estrutura completa para sua cozinha industrial, clique no botão abaixo!



15 visualizações0 comentário
bottom of page