top of page
Buscar

O aço inoxidável é o material ideal para cozinhas comerciais

Quem está na área já sabe: o aço inox é o grande aliado dos restaurantes e cozinhas industriais, sendo utilizado em pias, móveis, panelas, refrigeradores e utensílios como bandejas, travessas e talheres.





Mas você sabe por que esse material é o preferido para quem trabalha com alimentos? Conheça as vantagens de utilizar móveis e equipamentos desse tipo:


Corrosão


O aço inoxidável é muito resistente à corrosão, impedindo que sua superfície apresente ranhuras com o tempo de uso, o que impossibilita o aparecimento e consequente proliferação de bactérias no ambiente da cozinha industrial.


Ele também apresenta uma boa durabilidade quando exposto a alimentos com extrema acidez ou aditivos químicos e conservantes, dificilmente sendo corroído por eles.


Resistência


Equipamentos em aço inox não se deformam quando são expostos à variações na temperatura: aceitam tanto serem armazenados no frio extremo de um freezer industrial como serem aquecidos em fornos ou na chama do rechaud de um buffet.


Uma de suas vantagens mais importantes é que ele não racha nem quebra, dificilmente se danificando, diferente de outros materiais como vidros e porcelanas.





Segurança Alimentar


Por causa de sua superfície impermeável, o material em aço inox não adquire os sabores nem os cheiros dos alimentos nele preparados ou armazenados, ao contrário do plástico, por exemplo. Esse fator é essencial para a manutenção dos utensílios e prevenção da contaminação, tópicos que exigem cuidado extra para uma correta segurança alimentar em cozinhas industriais.


Higiene e Manutenção


Especialmente em cozinhas industriais, ao mesmo tempo em que todos os equipamentos devem estar rigorosamente limpos para evitar contaminações, é um dos locais em que se encontra mais sujeira e gordura.





Ao final de cada expediente (café, almoço ou jantar) as bancadas, panelas, talheres e utensílios devem ser lavados e desengordurados. Já no final do dia, toda a cozinha - incluindo os equipamentos em aço inox - devem passar por uma limpeza mais severa.


Durabilidade do aço inoxidável


O aspeto da durabilidade já está em nome deste material: aço inoxidável. Afinal, por que não ferrugem em aço inoxidável? O fabrico é feito através de uma liga de ferro e crómio, com níquel e outros elementos, conferindo a este material uma estrutura físico-química superior a outros tipos de aço.


A união destes elementos cria uma camada protetora que impede que a água e o oxigénio penetrem no metal e iniciem o processo de corrosão. Ao fazer investimentos para a sua cozinha industrial, espera que o seu equipamento dure muito tempo, certo?!





Para os metais, a durabilidade está ligada ao processo de corrosão e, como já descobriu, esta é a principal característica do aço inoxidável. Nos equipamentos que estão em constante contacto com água e produtos químicos, isso é muito importante. Se armazenado corretamente, o equipamento em aço inoxidável pode durar até 30 anos.


Estética


Além de todas estas vantagens na utilização e conservação de equipamentos de aço inoxidável, outro aspeto importante para uma cozinha comercial é a questão estética. Aqui o aço inoxidável também oferece qualidade.





A textura do material e a versatilidade no momento da produção permitem que o equipamento tenha um design que se misture bem com várias decorações e possa estar à vista do cliente. Mesmo com o tempo, continuará a parecer novo, uma vez que resiste bem à aparência das manchas.


Importante:


Para conservar as peças em inox por mais tempo, evite usar produtos abrasivos, pois eles podem manchar ou danificar a superfície do seu utensílio de cozinha. Se a água, detergente e desinfetantes não forem o suficiente para deixar o aço inox brilhante, existe uma receita caseira que pode ser usada após a limpeza pesada.


Ingredientes:

  1. 1 garrafa de vinagre (de álcool ou maçã);

  2. 2 colheres de café de óleo neutro para bebês;

  3. Opcional: 2 colheres de café de alguma essência suave, para neutralizar o cheiro do vinagre (lembrando que o cheiro não deve ser muito forte pois o local é uma cozinha).


17 visualizações0 comentário
bottom of page